O ex-presidente da República Jair Bolsonaro criticou, em entrevista ao Timeline na Rádio Gaúcha desta quinta-feira (16), o comportamento político do atual governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas. Tarcísio esteve com o ministro da Fazenda de Lula, Fernando Haddad, em Brasília, quando declarou apoio à Reforma Tributária.
Ele foi ministro de Bolsonaro (Infraestrutura) e é avaliado como um importante líder no campo da direita. Tem sido, inclusive, apontado como possível candidato à Presidência em 2026, diante da inelegibilidade de Bolsonaro.
— Ele é um baita de um gestor. Politicamente, dá suas escorregadas. Eu jamais faria certas coisas que ele fez com a esquerda, mas um governador depende do governo federal — disse.
Bolsonaro disse entender que seu ex-ministro, enquanto governador, tem que manter uma postura de diálogo com a União. Contudo, reprovou a foto tirada ao lado do ministro petista.
— Eu não tiraria. Eu não tiraria. Está certo, eu sou mais, sou radical. Eu não vou (tirar foto) porque o que eu tenho a ganhar com o Haddad, meu Deus do céu? O que eu tenho a ganhar com o pior prefeito de São Paulo? Nada. Eu, por exemplo, fiz a minha parte e tentei derrubar a reforma tributária no Senado — disse.
Agenda no RS
O ex-presidente estará no Rio Grande do Sul na sexta (17) e no sábado (18), ao lado da esposa, Michelle Bolsonaro. Eles desembarcam às 11h30min no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, almoçam com o presidente estadual do partido, Giovani Cherini, e com parlamentares. Depois, vão a Esteio para um evento de filiação de prefeitos e vices ao PL.
Às 18h30min de sexta, Bolsonaro discursará no Parque Moinhos de Vento (Parcão) em Porto Alegre. No dia seguinte, às 10h, a ex-primeira-dama irá comandar um encontro do PL Mulher na Casa NTX, na Avenida das Indústrias, zona norte de Porto Alegre.
Quando questionado se Michelle poderia ser candidata à presidência diante da sua inelegibilidade, Bolsonaro disse que ela pode se tornar parlamentar:
— Ela tem se comportado bastante bem na questão política e estamos trabalhando nesse sentido. Há uma possibilidade, sim, de ela ser candidata ao Senado pelo Distrito Federal. Essa é a possibilidade, apenas isso.