A pressão do partido para que o senador Lasier Martins (Podemos) concorresse à Câmara dos Deputados, desistindo do sonho da reeleição, surtiu efeito. Como contou a colunista Rosane de Oliveira em GZH, o Podemos já havia aprovado em sua convenção a aliança com Eduardo Leite (PSDB) — candidato a governador — e, com isso, a vaga para a disputa ao Senado ficou com o PSD, que já tem Ana Amélia Lemos como postulante.
À coluna, Lasier reconheceu que seu partido tem pouco tempo de TV para oferecer. Por isso, se tornou "mais fraco" na corrida eleitoral, frente a outros partidos maiores, como o PSD.
Assim, colocou-se à disposição da legenda para concorrer à Câmara dos Deputados - e não à Assembleia Legislativa, como o próprio Podemos havia defendido. A legenda preferia que ele concorresse a deputado estadual, para reforçar sua bancada na Assembleia, onde não tem um "puxador de votos".
Lasier diz que faz questão de continuar trabalhando em Brasília e que, para ele, o importante é permanecer no Poder em nível federal.
— Pra mim, o importante é permanecer no Congresso Nacional. Isso para dar andamento aos meus projetos de lei, inclusive o que se refere à prisão após condenação em segunda instância e o outro para que os ministros do STF tenham tempo específico de mandato e que sejam indicados por uma comissão de juristas, não mais pelo presidente da República — defendeu, em conversa com a coluna nesta quarta-feira.
Anúncio oficial
O anúncio oficial de Lasier ocorreu nesta quarta-feira. O Podemos, partido ao qual o senador é filiado, integra a coligação que apoia a candidatura de Eduardo Leite ao Piratini. A aliança conta ainda com Cidadania, MDB e PSD.
No comunicado de hoje, uma presença ilustre: Deltan Dallagnol (Podemos), ex-integrante da força-tarefa da Laja-Jato e que deixou a carreira no Ministério Público Federal para ingressar na política, elencou elogios a Lasier, como contou o repórter Gabriel Jacobsen.
– Se eu chegar à Câmara dos Deputados, eu iria amar ter você como meu mentor lá – disse o ex-procurador da República, que também busca uma vaga de deputado federal por seu Estado de original, o Paraná.