A expectativa para o início da rede 5G em Porto Alegre aguçou a curiosidade de quem acompanha os avanços produzidos pela tecnologia. Conforme a coluna informou na segunda-feira, a Capital gaúcha será a segunda cidade do Brasil a contar com a rede, depois de Brasília.
Isso será possível a partir da oficialização pela Anatel, o que ocorreu em reunião na manhã desta quarta-feira (27). Depois dessa formalização, as operadoras estarão autorizadas a ofertar o sinal em Porto Alegre, o que deve acontecer entre quinta (28) e sexta-feira (29). Além da Capital, outras duas capitais receberam sinalização positiva para o início da operação: Belo Horizonte e João Pessoa.
E por onde vai começar? As conversas entre autoridades da Capital e operadoras indicam que os bairros que deverão contar com a rede 5G, inicialmente, são:
- Centro Histórico
- Bom Fim
- Bela Vista
- Rio Branco
- Petrópolis
- Auxiliadora
- Orla do Guaíba
- Cais Embarcadero
A escolha parte das operadoras. Conforme a coluna apurou, as regiões foram escolhidas por conta de densidade populacional e por que há uma leitura de que estes bairros concentram moradores de maior poder aquisitivo e que, portanto, ou já possuem o aparelho compatível com o 5G ou já há uma pré-disposição daquele cliente para a compra.
Significa dizer que os demais bairros não serão contemplados? Não.
Os locais mencionados são somente os primeiros em que haverá antenas disponibilizando o sinal 5G. Mas há um cronograma estabelecido pelas empresas, a partir de um leilão realizado no ano passado. Há, inclusive, a previsão de obrigatoriedade de investimento em periferias e zonas mais afastadas (que para as operadoras poderia ser encarado como menos rentável), como compensação exigida pelo governo federal.
Para entender como o 5G vai funcionar e o que muda, na prática, em nossas realidades ouça o episódio especial do podcast "Descomplica, Kelly" disponível em GZH, no Spotify e nas demais plataformas de áudio.