O gaúcho Anderson Dorneles, um dos assessores mais próximos da ex-presidente Dilma Rouseff (no Palácio do Planalto e também enquanto ministra de Minas e Energia no governo Lula), se prepara para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Rio Grande do Sul em 2022.
Mas nada de PT. Ele agora é o novo presidente do Avante no RS.
Para quem não é familiarizado com a política, o Avante antes era chamado de PTdoB. Em nível nacional, o presidente é o deputado federal Luis Tibé (MG), que comanda a comissão de reforma política na Câmara.
No Rio Grande do Sul, o Avante tem buscado atrair líderes políticos importantes de olho em 2022. A legenda filiou, na última quinta-feira, o atual vice-prefeito de Canoas, Dr Nedy.
É de Canoas, aliás que Dornelles espera receber seu maior apoio político para a eleição de 2022. O ex-assessor da presidência planeja se lançar candidato a deputado federal, com apoio do prefeito da cidade, Jairo Jorge (ex-PT, hoje no PSD).
O trabalho com Jairo já está nas ruas. Dorneles tem sido um parceiro do prefeito na busca de recursos e na articulação política em Brasília, ambiente que conhece de perto. O prefeito de Canoas, inclusive, esteve com Dorneles na live de filiação de seu vice no Avante (veja abaixo).