A prefeitura de Porto Alegre confirmou à coluna que ampliará a vacinação contra covid-19 para pessoas com 61 anos ou mais a partir desta segunda-feira (19). Será possível graças ao novo lote de vacinas que chegou na última semana ao Estado.
A imunização para todos os que precisarem fazer a segunda dose da vacina CoronaVac, incluindo profissionais da saúde, também terá prosseguimento.
A vacinação estará disponível em 30 unidades de saúde, além de três drive-thrus: Big Sertório, Big Barra e PUC. É necessário apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para a segunda dose, é preciso levar identidade e o cartão de vacinação recebido na primeira aplicação. As unidades de saúde funcionam das 8h às 17h. Os drive-thrus, das 9h às 17h.
Ocorrerá, ainda, a vacinação de 472 agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que receberão, até sexta-feira, com exceção da quarta-feira (21), feriado, a primeira dose da vacina. Receberão a imunização agentes expostos ao risco de contágio por atuarem em ações que buscam garantir o distanciamento social, combater aglomerações e organização de filas em pontos de vacinação.
Nas 19 farmácias parceiras da Secretaria de Saúde, na segunda e terça-feira (20) será dada nova chance aos profissionais de saúde e trabalhadores de apoio de serviço de saúde que ainda não fizeram a primeira dose da vacina. Além disso, durante toda a semana, com exceção do feriado, profissionais de saúde que foram vacinados em farmácias podem comparecer aos estabelecimentos para receber a segunda dose da vacina CoronaVac. As farmácias oferecem a vacinação das 9h às 17h.
O Rio Grande do Sul completou a vacinação contra a covid-19, até o momento, de uma a cada 10 pessoas que integram os grupos prioritários. Conforme o painel estadual de monitoramento, 528 mil pessoas de grupos prioritários receberam, até este sábado (17), as duas doses da vacina no Rio Grande do Sul – o que representa 10,4% do total.
Pessoas com 62 anos ou mais podem aproveitar o domingo (18) para se vacinar contra a covid-19 na Redenção. Aqueles que já foram encontraram um movimento variável ao longo da manhã: em alguns momentos, havia fila, em especial para quem foi tomar a segunda dose, com espera de até 20 minutos. Para a primeira dose, contudo, o processo era mais rápido. A vacinação no Parque da Redenção se iniciou às 9h e segue até as 17h deste domingo. Na Praça México, no Jardim Leopoldina, uma unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde também presta o serviço até as 15h.