Banheiros da sede administrativa do governo do Estado amanheceram diferentes nesta segunda-feira (27). Por iniciativa de secretarias que buscam promover e incentivar discussões sobre identidade de gênero, na semana em que se celebra o Dia da Visibilidade Trans, serão implementados os primeiros "Banheiros sem preconceito: respeitando a diversidade", que não fazem distinção de gênero e, portanto, não constrangem usuários.
A novidade será aplicada na sede da Secretaria da Cultura, que fica no 10º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
Na prática, o que muda é a sinalização dos banheiros: serão afixados adesivos nas portas, paredes e espelhos com informações e mensagens que despertam reflexões sobre a diversidade. Além dos tradicionais "masculino" e "feminino", a Secretaria da Cultura, comandada por Bia Araújo, passa a contar também com um banheiro que não menciona gênero e pode ser utilizado por todos.
Além disso, foram adesivados também os banheiros do andar térreo do Caff, da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
Entusiasta da ação, a assessora de Diversidade da Secretaria da Cultura, Gabriella Meindrad, lembra que a sociedade está em constante mudança e que a adaptação destes espaços deve ser de forma segura e confortável para todos.
— É necessário cumprir o princípio constitucional da igualdade, promovendo o bem, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Pretendemos mostrar que não temos diferenças, que somos todos iguais — explicou.
A iniciativa reúne também a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.