Um muro pintado da biblioteca pública tornou-se alvo de polêmica na cidade de Uruguaiana, na Fronteira Oeste. O furor teve início a partir de uma declaração da presidente do PSL no município, Stella Luzardo Alves. Pelas redes sociais, a empresária questionou o conteúdo do painel e o fato de estar estampado em um prédio público. A polêmica chegou ao conhecimento da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), que também decidiu comentar o episódio. Para a parlamentar, a ação parte de um grupo de "extrema direita" que, na avaliação dela, quer promover um "pensamento único".
A publicação da presidente do PSL trouxe a seguinte provocação: "Estas imagens estão no prédio da biblioteca pública de Uruguaiana RS... Quem está promovendo divisão de classes e se utilizando de prédio público ?".
Com pensamento contrário à presidente do PSL, Fernanda Melchionna (PSOL-RS) também se posicionou sobre o episódio pelas redes sociais. Sem citar a mensagem de Stella Luzardo Alves, ela diz que a extrema-direita de Uruguaiana está querendo remover a pintura estampada no muro da biblioteca pública. "Por que se incomodam tanto com a diversidade", provocou.
O episódio também gerou reação da classe artística. A diretora Cacau Valentini citou a construção do grafite como parte de um evento chamado "Convivir", voltado à inclusão. Ela informou também que o evento busco auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade inclusive com convite para doações por parte do público. "Parem de politicagem sobre uma obra de arte num evento que foi de inclusão!", reagiu.
"Gente! Vamos esclarecer os fatos: a obra em questão é do convidado do evento ConVivir, o evento tratava da inclusão. Foi Multicultural, amplamente divulgado. Este grafite na parede do pátio da Biblioteca, foi uma oficina totalmente gratuita e aberta ao publico! Se não gostaram (que estão em todo direito!) Não precisam "esculhambar" até porque o artista trabalhou de graça e nos 4 dias do evento (gratuito tbm!) solicitamos doação de leite condensado para crianças portadoras de HIV (quem esteve nas oficinas tbm levou!) Nosso evento foi sobre inclusão! Tenho muito orgulho do que foi feito!", explicou.