Um olhar desatento poderia não reparar na palavra logo abaixo da imagem que mostra o presidente Jair Bolsonaro e ministros em visita ao Rio Grande do Sul, para a entrega de 47 quilômetros duplicados da BR-116, na região sul do Estado. Mas basta uma observação um pouco mais cuidadosa para que se chegue ao termo utilizado por um servidor para salvar o arquivo que ilustra a reportagem do portal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na internet.
Abaixo da foto o nome do arquivo fica claro: "1208bozo.jpg". A palavra "bozo" é utilizada pejorativamente por opositores do presidente em comentários espalhados pelas redes sociais. O número que precede a expressão se refere à data da presença de Bolsonaro e sua equipe para inauguração da obra no Rio Grande do Sul: 12 de agosto de 2019.
Veja a imagem publicada no portal do Dnit:
O texto publicado no portal não menciona a expressão e somente reproduz dados sobre a agenda de Bolsonaro e a importância da duplicação de 47 quilômetros da estrada para o desenvolvimento do Estado.
"O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, nesta segunda-feira (12), em Pelotas (RS), da cerimônia de liberação de três trechos da duplicação da BR-116/RS, uma das prioridades do governo federal. O evento contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho. As obras, sob a responsabilidade da Autarquia, começaram no fim de 2012 e foram intensificadas pela atual gestão permitindo, assim, essa entrega".