Gaúcho de Porto Alegre, o ministro Osmar Terra (MDB) não escondeu a emoção de comemorar seu primeiro ouro pan-americano. Em Lima, no Peru, onde acompanha os atletas brasileiros que disputam os Jogos, o titular da Cidadania, que é também responsável pela área de Esportes do governo Bolsonaro, vibrou com duas medalhas conquistadas no triatlo: ouro e prata para o Brasil.
Ao lado dele, o secretário de alto rendimento, Emanuel Rêgo — ex-atleta do vôlei de praia —, acompanhou a competição de triatlo feminino e a chegada do primeiro ouro brasileiro desta edição.
— Hoje tivemos mais uma prova de que o Bolsa Atleta é um excelente incentivo. O esporte faz toda a diferença na vida das pessoas. Nossas atletas estão de parabéns pelo desempenho e é um orgulho ver a garra dos brasileiros representada muito bem por essas meninas — comemorou Terra.
Primeiro ouro do Brasil é de Luiza Batista, no triatlo
As primeira medalhas do Brasil no Pan chegaram na manhã deste sábado (27), na praia de Chorrillos. Através do excelente desempenho de Luiza Batista, na prova de triatlo, a atleta levou o ouro na competição. Segundos depois, Vitória Lopes, cruza a linha de chegada e leva a prata. A delegação brasileira tem 100% de atletas brasileiros bolsistas.