Os terrários urbanos, criados pela prefeitura de Porto Alegre para dar novo uso a pequenas áreas públicas desocupadas (que, muitas vezes, recebiam descarte irregular de lixo), foram reconhecidos internacionalmente. O projeto recebeu o Prêmio de Inovação Finance Your Cities (FYC), do FMDV - Global Fund for Cities Development.
Os vencedores foram divulgados nesta quarta-feira (6) no Fórum Urbano Mundial no Cairo, Egito, organizado pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia.
O secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, recebeu a notícia in loco. Ele participa do evento a convite do Banco Mundial. Rovana Reale Bortolini, diretora de Sustentabilidade e resposnavel pelos terrários, também está no evento.
O projeto dos terrários foi incluído no catálogo de experiências inovadoras de 2024 do prêmio, o que reforça o impacto e o potencial de replicar a ideia mundo afora. É uma boa notícia para a Capital.
Terrários urbanos
Os terrários são espaços públicos de convivência concebidos pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) para revitalizar pequenos terrenos do município (sem grande potencial construtivo e em geral ociosos), em parceria com a iniciativa privada.
Duas unidades já foram inauguradas e a terceira, batizada de Esquina do Futuro, na Avenida Dr. Nilo Peçanha, no bairro Boa Vista, tem conclusão prevista para dezembro deste ano.
O espaço contará com uma “árvore” de painéis fotovoltaicos e mais de dez medidas sustentáveis. Na lista, entram o plantio de flora nativa rio-grandense, reaproveitamento de água da chuva, tratamento de resíduos (com coleta de pilhas, eletrônicos e borras de café), telhado verde e piso drenante.
Com certificação do Green Building Council, selo internacional de sustentabilidade, o local também terá pontos de recarga elétrica para veículos e bicicletas - uma baita novidade -, além de áreas de descanso e de loja de conveniência. Os ciclistas terão atenção especial.
COP29
Depois do evento no Egito, Germano Bremm e comitiva seguem para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) em Baku, Azerbaijão, de 11 a 24 de novembro.
Lá, o secretário terá uma série de encontros com líderes políticos, empresariais e investidores para apresentar as ações de recuperação da cidade após a enchente de maio e o planejamento de medidas de mitigação e adaptação climática da Capital do Rio Grande do Sul.