A partir desta quinta-feira (24), o átrio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), em Porto Alegre, vai mergulhar na alma fronteiriça gaúcha. Ou seria gaucha?
O espaço receberá a exposição de fotografia documental "Doble Chapa", do desembargador do Trabalho e fotógrafo João Paulo Lucena.
Trata-se de uma imersão visual na vida de homens e mulheres que habitam a tríplice fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina. As imagens capturam o cotidiano rural e a riqueza de uma cultura peculiar que se estende pelo Pampa.
Marcada para as 17h do dia 24, a abertura da mostra terá apresentações musicais de Leonardo Quadros (violão e voz) e Fabiano Torres (acordeon). Quem quiser, poderá adquirir fotografias impressas em padrão fine art. Parte do valor arrecadado será destinada ao Asilo Padre Cacique, em Porto Alegre.
A exposição fica em cartaz até o dia 22 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, com entrada franca.
A iniciativa tem o apoio cultural do TRT-RS, do Memorial da Justiça do Trabalho do TRT-RS e de empresas como Erva Mate Baldo, Vinícola Pedras da Quinta, Vinícola Almadén, Gauer Molduras e Versus Ateliê e Impressão.
O TRT-RS fica na Avenida Praia de Belas, nº 1100.
Sobre o fotógrafo
João Paulo Lucena, nascido em Porto Alegre em 1965, iniciou sua trajetória fotográfica aos nove anos de idade, quando ganhou sua primeira câmera.
Autodidata, aprimorou sua técnica no Núcleo de Fotografia da FABICO/UFRGS e em diversos grupos e escolas de fotografia. Com uma carreira consolidada em fotografias de natureza e esportes de ação, JP Lucena vem se dedicando, mais recentemente, à fotografia documental, com foco especial na cultura do gaúcho e no bioma pampa.
Suas obras já foram expostas individualmente e em coletivas, além de publicadas em revistas, jornais e livros.