Um dos roteiros de caminhada mais emblemáticos do Rio Grande do Sul, o Caminho Gaúcho de Santiago celebra uma década de histórias, encontros e espiritualidade em Santo Antônio da Patrulha. A festa, claro, será... caminhando!
Inspirado no célebre Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o percurso vem atraindo turistas e peregrinos que buscam conexão com a natureza e um tempo para reflexão.
Para marcar essa ocasião especial, uma caminhada comemorativa será realizada neste domingo (20), com início às 8h, na Praça Arquipélago dos Açores, em frente à Igreja Matriz da cidade.
As celebrações começam um pouco mais cedo, às 7h30min, com o descerramento da placa que irá compor o Monumento ao Peregrino, que, em breve, será criado no local.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Jassira Castro, o trajeto oferece dois pontos de partida, com opções de percursos de 12 e 18 quilômetros, que podem ser percorridos conforme a vontade do caminhante.
Para realizar a caminhada, os participantes serão transportados para o ponto inicial do trecho escolhido, na zona rural do município, com ambos os trechos convergindo na Igreja Matriz.
Domingo cultural
Ainda faz parte da celebração de uma década do Caminho, a realização de um Domingo Cultural especial, também na Praça Arquipélago dos Açores, a partir das 11h.
Além dos tradicionais atrativos do evento, como artesanato, produtos típicos, literatura, chope gelado e gastronomia, a programação do dia contará com apresentações musicais da Fábrica de Gaiteiros de Santo Antônio da Patrulha e dos artistas Rodrigo Sorriso, André Salazar e Cássio Farias.
Inscrições
As inscrições para participar da caminhada comemorativa seguem abertas. Para garantir seu lugar no ônibus de transporte para o início do trajeto, basta entrar em contato pelo telefone (51) 9 8177-3623 e confirmar sua presença.
O Caminho
Inaugurado em 2014 e contando com a chancela oficial do consulado espanhol, o Caminho Gaúcho de Santiago oferece uma experiência similar à fase final do caminho europeu.
Durante o percurso, que conta com sinalização de placas azuis e setas amarelas, os peregrinos são convidados a imergir nas belezas naturais e culturais de Santo Antônio da Patrulha.
Ao longo da trilha, também há oportunidades para apreciar e adquirir produtos regionais, como a tradicional rapadura, bem como bebidas como cervejas e cachaças artesanais, tornando a jornada ainda mais rica e saborosa.
— Nesta primeira década de existência, o Caminho Gaúcho de Santiago tem impulsionado o crescimento econômico das comunidades locais, que se beneficiam diretamente da passagem dos peregrinos pelos trechos do percurso. Observamos um aumento significativo na procura por produtos e serviços locais, o que fortalece pequenos negócios e gera oportunidades para os moradores. Dessa forma, o Caminho se consolida não apenas como um importante marco turístico que atrai visitantes de todo o Brasil, mas também como um motor de desenvolvimento econômico e social para as localidades que compõem o trajeto — ressalta a secretária Jassira Castro.