A partir de 10 de outubro, o Circuito de Teatro de Rua pelo Litoral Norte leva 30 apresentações e sete oficinas de arte a onze cidades costeiras gaúchas, com público estimado de 10 mil pessoas. Com entrada gratuita, o evento é financiado pela Lei Paulo Gustavo.
Os grupos gaúchos Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, Oigalê, Grupo Cerco, De Pernas pro Ar, Grupo Ueba, Grupo Ritornelo, Cia Divina Comédia e Ekin estão confirmados no circuito, promovendo as apresentações, além de ministrarem as oficinas de artes cênicas. As aulas acontecem em escolas públicas ou espaços culturais da região.
O circuito busca promover o teatro de rua de maneira gratuita e irrestrita, conforme Pascal Berten, idealizador do projeto. Com elementos de teatro, circo, dança, música, teatro de bonecos e cultura popular, os espetáculos trazem para cena a diversidade típica desta arte.
Visando tornar o circuito acessível, quatro apresentações contam com audiodescrição e o videodocumentário do evento tem legendas descritivas.
— O Circuito de Teatro de Rua se dirige as pessoas que moram e trabalham no Litoral Norte e eventuais turistas, com um público estimado em 10 mil pessoas — afirma Pascal Berten, idealizador do projeto.
Serviço
- O que: Circuito de Teatro de Rua pelo Litoral Norte
- Quando: de 10 de outubro a 1º de dezembro
- Onde: em 11 cidades localizadas entre Torres e Mostardas
- Quanto: entrada franca
* Produção: Maria Clara Centeno