A Casa do Poeta, exposição permanente no segundo andar da Casa de Cultura Mario Quintana (onde está preservado o antigo quarto dele, na Capital), vai ganhar um mapa cultural.
Ilustrada pelo artista gaúcho Nik Neves, que vive em Berlim, a cartografia apresenta locais no Centro Histórico que fizeram parte do cotidiano do escritor.
A inspiração partiu da dissertação de mestrado da geógrafa Priscila Viana Alves, que fez uma “leitura geográfica” da obra do poeta, e de imagens do autor captadas pela fotógrafa Liane Neves — a amizade entre os dois inclusive já virou tema de livro.
— Quando fui convidado para fazer esse trabalho, fiquei muito feliz. O centro é um lugar que precisa de uma atenção especial, para que seja valorizado. Temos essa dívida histórica com essa região tão importante da cidade — diz Nik, fã de Quintana e da Casa de Cultura, que frequenta desde menino.
O lançamento será neste sábado (28), às 15h, com um tour guiado por Liane, partindo da Travessa dos Cataventos. A atividade integra as celebrações dos 34 anos do centro cultural. Versões impressas do mapa estarão disponíveis ao público.