A água que invadiu Porto Alegre durante a enchente de maio deixou pontos do Beira-Rio submersos — foram cerca de 70 dias sem jogos do Internacional no local. O museu que conta a história do clube também foi inundado, mas resistiu. Nesta semana, as atividades puderam ser retomadas.
Segundo o Museu do Inter, a água cobriu cerca de 10% do acervo localizado nas reservas técnicas 1 e 3, no primeiro nível do estádio, por pelo menos uma semana. A boa notícia é que a maior parte do material pode ser recuperada e está sendo restaurada.
As áreas mais atingidas guardavam principalmente itens metálicos, como troféus. Documentos também foram danificados e parte deles está passando por um processo de congelamento para receber cuidados nos próximos anos, em uma estratégia de preservação a longo prazo.
— Através de análises, constatamos os itens em que houve a proliferação de micro-organismos. Esses objetos passam pelo processo de congelamento e depois de análise. Posteriormente esse objeto vai sair do freezer e a gente inicia o processo (de restauração) — explica Juliana Ribeiro, auxiliar do Museu do Inter.
Os objetos "sobreviventes" foram resgatados e estão passando por limpeza, tratamento, secagem e análise no ginásio Gigantinho. Ao retornarem para as reservas técnicas do museu, os itens são identificados com uma etiqueta vermelha que atesta que foram atingidos pela catástrofe climática.
Objetos que seriam de difícil recuperação, como têxteis e documentos e fotos sensíveis, estavam na reserva técnica 2 e não foram afetados diretamente, explica João Vicente Linck, coordenador do museu.
Serviço
- O Museu do Sport Club Internacional — Ruy Tedesco fica localizado próximo ao portão 7 do Beira-Rio (Avenida Padre Cacique, 891);
- O funcionamento é das 10h às 18h de segunda a sábado e, aos domingos das 10h às 17h, parando entre 11h30min e 13h30min;
- O valor integral do ingresso é de R$ 20, com isenção para sócios do clube com a mensalidade em dia;
- Alterações nos horários, demais valores e modalidades de ingresso e mais informações estão disponíveis no site do clube.
*Produção: Maria Clara Centeno