Com instrumentos em punho, o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) está levando música - e um pouco de leveza - a abrigos instalados na Capital. A iniciativa faz parte da Rede de Ações Culturais de Emergência, criada pela Secretaria de Estado da Cultura para acolher e confortar quem perdeu tudo na enchente.
A primeira mobilização promovida pela rede ocorreu na última terça-feira (28), em um abrigo do bairro Rio Branco, na Capital. Mais atividades estão previstas para os próximos dias.
Com repertório diversificado, o quarteto da Ospa interpretou músicas populares, canções gaúchas e até cantigas infantis - tudo pensado sob medida pelos artistas, os violinistas Paulo Barcelos e Geraldo Moori, o violista Delmar Breunig e o violoncelista Deolindo de Azambuja.
— Foi um momento muito bonito. Vamos seguir contribuindo para tentar reduzir um pouco do sofrimento de quem está longe de casa — diz o presidente da Fundação Ospa, Gilberto Schwartsmann.
Além dos músicos da entidade, a programação da Rede de Ações envolve equipes do programa educativo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), da Biblioteca Pública do Estado (BPE), do Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) e do Sistema Estadual do Livro.
— Temos consciência de que as perdas não foram somente materiais, e contribuir para que essas pessoas tenham um momento de pausa no sofrimento emocional nos conforta também. São a arte e a cultura cumprindo o seu papel de elementos transformadores da sociedade — destaca a secretária da Cultura Beatriz Araujo.
Livros nos abrigos
A Biblioteca Pública do Estado e o Sistema Estadual de Bibliotecas, em parceria com o Instituto Estadual do Livro (IEL), estão selecionando e doando obras literárias, inclusive livros infantojuvenis, e gibis para as pessoas que estão abrigadas. Está aí uma baita ideia.
Músicos atingidos
Já falamos sobre isso aqui, mas é bom lembrar: a Ospa também teve integrantes (entre músicos e funcionários) atingidos pela a catástrofe climática. Para quem quiser ajudar a Affospa, o pix para contribuições é 90.273.137/0001-02 (CNPJ).