Nem sempre, inovar e melhorar a experiência do cliente é sinônimo de acelerar processos. Nos Países Baixos, uma rede de supermercados chamada Jumbo, com sede na cidade holandesa de Veghel, provou isso na prática e está colhendo frutos.
Olha que inusitado: o grupo decidiu adotar “caixas lentos”. A iniciativa - aparentemente contraditória quando a gente pensa no corre-corre e na falta de paciência dos dias atuais - começou em 2019, em Vlijmen, no sul do país. Deu tão certo que foi ampliada. Hoje, são mais de 200 caixas do tipo, sendo que, desde o fim do ano passado, a novidade chegou a lojas do grupo na Bélgica.
É o que eles chamam de “kletskassa”, algo como “caixa de bate-papo”. São pontos especiais, bem sinalizados (para não irritar os clientes que buscam eficiência e agilidade), voltados a pessoas solitárias e que queiram socializar. O grupo também criou “cantos de conversa”, onde os frequentadores param para trocar palavras e tomar café.
Essas ações são um sucesso, em especial, entre idosos que vivem sozinhos, mas não apenas eles. Há uma legião de pessoas solitárias no mundo. A rede captou a angústia de quem se sente só, e a ideia inclusive se tornou parte de um programa governamental criado para combater a solidão, um dos males da pós-modernidade.
No Brasil, diferentes pesquisas já mostraram que o problema também é uma realidade, com consequências nefastas. Será que, por aqui, o “kletskassa”, daria certo? Aposto que sim.
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P.S.: O tema do texto acima foi sugerido pelo sociólogo Mário Riedl, leitor da coluna. Se você também “topar” com algo interessante por aí, escreve para a gente!