Jornalista, escritor, bon vivant e dono de uma perspicácia só dele, David Coimbra, que nos deixou em maio deste ano, será homenageado na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre pelo Grupo RBS e pela editora L&PM. Além de ser lembrado por colegas e admiradores, o ex-colunista de ZH e GZH terá um livro póstumo lançado no evento.
A obra Crônicas dos anos da peste & outras histórias (veja a capa acima) será apresentada ao público no dia 31 de outubro, com a participação de velhos amigos: o editor Ivan Pinheiro Machado e os comunicadores Luciano Potter e Juremir Machado da Silva, que trabalharam com o jornalista.
— Vai ser um momento de recordar histórias e, claro, de falar do que o David escreveu. O livro tem 400 páginas e é uma seleção de cerca de 150 crônicas publicadas por ele na Zero Hora nos últimos quatro anos. Chorei muito fazendo esse trabalho, porque sempre fomos próximos. Parecia que ele estava ao meu lado — conta Ivan, que editou outros 20 livros do escritor.
O título escolhido para a obra tem dois motivos: primeiro, o fato de que parte dos textos escolhidos trata da pandemia e, em segundo lugar, a admiração de David por Um diário do ano da peste, de Daniel Defoe.
O lançamento será no dia 31 de outubro, às 17h30min, no Auditório Barbosa Lessa (Rua dos Andradas, 1.223, Centro Histórico).
Tributo dos colegas
No dia 14 de novembro, jornalistas da RBS irão comandar do sarau A vida é boa - Crônicas e causos para lembrar David Coimbra (1962-2022). Aberta aos fãs do escritor, a atividade será no Teatro Carlos Urbim (na Praça da Alfândega), às 18h, e terá a presença dos craques Diogo Olivier, Paulo Germano, Luciano Potter e Tulio Milman, com a mediação de Kelly Matos. A ideia é compartilhar memórias e trechos da obra desse contador de histórias e cronista do cotidiano que tanto celebrou a vida.