Um programa inovador e gratuito, chamado Dev The Devs (algo como "desenvolver os desenvolvedores de software"), está prestes a formar a primeira turma no Rio Grande do Sul. Ao final de uma imersão virtual no mundo da programação, 455 estudantes de escolas estaduais receberão os certificados de conclusão do curso na próxima segunda-feira (6). Eles são pioneiros em uma baita iniciativa, que não só será replicada, como ampliada (leia mais abaixo).
A ideia ganhou força diante da alta demanda por profissionais especializados em TI e da vontade de ajudar na qualificação de jovens da rede pública de ensino.
Deu certo, graças a uma união de esforços entre instituições comprometidas com o futuro: o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), a Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp) e a Associação de Empresas de Tecnologia (Assespro-RS), com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), das secretarias estaduais de Educação e de Inovação e do programa Inova RS.
As mil vagas (500 para meninos e 500 para meninas) foram preenchidas e, a partir de novembro, os inscritos tiveram aulas online sobre conceitos de computação e funcionamento da internet, além de ferramentas e linguagens básicas de programação.
- Também construímos uma trilha paralela, sobre mercado de trabalho e sobre como se portar em entrevistas e fazer currículo. Foi uma experiência de muito aprendizado, para eles e para nós - diz Daniela Carrion Venturini, coordenadora do programa.
Mercado promissor
Dos mil inscritos no programa, 455 venceram todas as etapas da capacitação. São jovens de diferentes regiões do Estado, e a maioria está no Ensino Médio. Vale lembrar que, até 2024, segundo estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado de TI deve criar 420 mil vagas no país. Apesar disso, a projeção é de que 150 mil não sejam preenchidas por falta de pessoas qualificadas.
Vem mais pela frente
O Dev the Devs - que recebeu o maior aporte já feito pelo BRDE na formação de estudantes da rede pública - não vai parar por aí. Uma nova - e maior - edição deve ser lançada ainda em 2022.
- O mercado da tecnologia está aquecido e abre a esses jovens um futuro promissor. A partir desta experiência, queremos agora envolver toda a região Sul em uma segunda edição - diz a diretora de Operações do BRDE, Leany Lemos.
Evento de conclusão
O evento de conclusão do curso, que ocorrerá no Auditório Global Tecnopuc, a partir das 16h do dia 6 de junho, reunirá oito formandos representando cada uma das macrorregiões do Inova RS, que representam os ecossistemas regionais de inovação do Estado (Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte e Serra e Hortênsias). A cerimônia terá transmissão ao vivo pelos canais do YouTube da PUCRS e do BRDE.