A jornalista Raíssa de Avila colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
Desde 2006, a ONG Mulher em Construção, comandada pela gaúcha Bia Kern, vêm enchendo a construção civil de capacetes rosas. No total, 5 mil mulheres já participaram de cursos e oficinas promovidas pela instituição. A iniciativa abre portas para mulheres em um setor predominantemente masculino e cria uma ponte entre as alunas e empresas do segmento. A próxima turma da ONG terá aulas a partir do dia 27 de junho e será focado na produção de esquadrias de PVC. Tudo sem custo.
A ideia do curso focado em perfis do material partiu de uma das três sócias da Zardo Esquadrias, Ângela Zardo, que identificou a falta de mão de obra no segmento e buscou a ajuda da ONG.
— O mercado de esquadrias de PVC vem ganhando cada vez mais espaço no sul do país, mas a mão de obra ainda é escassa e sem experiência — conta a filha de Ângela, e também sócia da empresa, Júlia Zardo.
As aulas contarão com apoio da Kömmerling e serão ministradas de segunda a sexta, das 8h às 12h, até o dia 8 de julho. Para participar, entre em contato pelo telefone (51) 99548-6137.
Lugar de mulher
Dados de 2020 do Ministério do Trabalho apontam que a participação feminina na construção civil cresceu cerca de 50% em uma década. Atualmente, estima-se que 200 mil mulheres ocupam cargos entre escritórios de engenharia, indústrias e canteiros de obras.