Depois de iniciar uma mobilização contra o furto de fios, o prefeito Sebastião Melo está decidido a resolver o problema dos bueiros desnivelados em Porto Alegre. O primeiro passo para isso foi dado na última quinta-feira (28), em reunião com os representantes de operadoras de energia, gás e telecomunicações.
A intenção de Melo é publicar um regramento sobre o tema e firmar um termo de cooperação entre as empresas e os órgãos públicos responsáveis, com dois objetivos: definir um padrão para os bueiros (em especial em novas instalações) e buscar um jeito de regularizar o passivo.
— O que é do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos), é comigo. Mas e o resto? Temos de dialogar e encontrar uma solução conjunta — defende o prefeito.
Desde outubro de 2021, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos já identificou 888 tampões com falhas em 26 vias da Capital. O órgão faz nivelamento nos locais onde realiza a manutenção do asfalto, independentemente do responsável.
No caso do Dmae, o trabalho também vem ocorrendo, com a substituição de 240 tampões da rede de esgoto de 2019 para cá. Para reforçar a ação, haverá uma licitação, em maio, para a contratação de serviço continuado de até cinco anos, com a produção anual de 2 mil tampas. Com isso, será possível ampliar a capacidade de trocas.
Ainda assim, na avaliação da prefeitura, é fundamental a parceria dos demais envolvidos, já que muitos dos bueiros com problemas envolvem serviços de terceiros. Participaram da reunião integrantes de CEEE, Sulgás, Oi, Vivo, Claro Net e Tim. O grupo se comprometeu a unir forças para buscar soluções. Ficou definido que caberá ao secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, coordenar o trabalho daqui para frente.