Olha só, que baita história: no último sábado (2), na inauguração do Parque Linear de Santa Clara do Sul, no Vale do Taquari, 30 balões biodegradáveis com sementes de árvores nativas foram lançados ao céu para marcar o aniversário de 30 anos do município. Além de bonita, a ideia voou longe.
Na última segunda-feira (4), um dos exemplares foi localizado no Departamento de San José, no Uruguai, a cerca de 900 quilômetros de distância.
A descoberta coube ao agricultor Carlos Augusto Lemos, morador da região de Rincón de Albano, que até gravou um vídeo junto do filho para agradecer. Ele contou que estava no campo, trabalhando, quando viu o objeto chegando.
— Ficamos felizes. Quando plantarmos as sementes, vamos registrar e compartilhar com todos — disse o agricultor, satisfeito em receber "las sementitas".
O retorno foi possível porque, junto dos balões, a prefeitura amarrou um cartão explicando a iniciativa e pedindo para que, quem encontrasse o presente, fizesse contato com o município. Fiquei pensando, cá com meus botões: onde será que foram parar os outros exemplares?