Inspirados na união de forças que deu origem ao Pacto Alegre (movimento criado para transformar a Capital), os reitores de quatro universidades do RS estão abrindo uma nova frente do tipo no Estado: a Aliança para Inovação na Serra Gaúcha.
A ideia começou a ser discutida em janeiro, quando o professor Carlos Bulhões, reitor da UFRGS, deu início a uma série de visitas a instituições do Interior. Junto da PUCRS e da Unisinos, a instituição é uma das responsáveis pela Aliança para Inovação em Porto Alegre, criada em 2018. A intenção é levar a experiência da UFRGS para ajudar outras regiões na empreitada.
No fim de fevereiro, Bulhões e os reitores Evandro Kuiava, da Universidade de Caxias do Sul, Leonardo Beroldt, da Universidade Estadual do RS (Uergs), e Júlio Xandro Heck, do Instituto Federal do RS (IFRS), assinaram um manifesto de intenções para formalizar a parceria na Serra. Agora, o grupo prepara o termo de cooperação técnica, a ser formalizado nos próximos dias.
— A Serra é a primeira região em que estamos consolidando essa ideia de ampliação das ações para diversos pontos do Estado. O objetivo é formar e atrair jovens talentos e potencializar o desenvolvimento regional — resume Bulhões.
Será possível, por exemplo, ampliar as parcerias em projetos e compartilhar infraestrutura, como laboratórios e salas de aula, além de buscar fomento para pesquisas em rede. Mas as expectativas vão além disso.
— Acreditamos que, juntos, somos mais fortes e que isso pode ajudar muito a Serra como um todo. O que estamos fazendo, no momento, é só o primeiro passo — diz Heck.