Frustração para quem espera pela conclusão da duplicação de sete quilômetros da RS-734, em Rio Grande. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) publicou um termo aditivo que vai adiar o prazo de término da obra.
As intervenções vão durar mais 390 dias. Dessa forma, a obra, que deveria ser entregue no mês que vem, só ficará pronta em dezembro de 2025.
Segundo a autarquia, diversos fatores motivaram o adiamento, "entre eles as fortes chuvas ocorridas nos meses de setembro e novembro de 2023 e abril, maio e junho de 2024, que afetaram diretamente o andamento da obra". Além disso, o Daer informa que o consórcio formado pelas empresas Pelotense e SBS enfrentou dificuldades com fornecedores, "o que impactou a entrega de materiais no prazo estipulado".
A obra foi retomada em agosto. Antes disso, em abril, o contrato com a primeira colocada, a empresa Conpasul, foi rescindido porque a ela desistiu de executar o serviço.
Desde 2022
A duplicação começou em julho de 2022 e deveria ser finalizada até janeiro de 2024. O trecho fica na área urbana de Rio Grande, entre o entroncamento com a BR-392 e o pórtico do município.
A licitação da duplicação da RS-734 chegou a ser alvo de disputa judicial. O processo teve o resultado divulgado em fevereiro de 2022.
A Conpasul venceu a concorrência com uma proposta de R$ 51,6 milhões. Mas o consórcio Pelotense alegou que a concorrente, por estar em processo de recuperação judicial, não poderia participar da licitação. O processo atrasou o início da obra.