A data de reajuste dos pedágios da CCR ViaSul foi alterada. A mudança é uma decisão da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).
Sempre prevista para ocorrer a partir de 17 de fevereiro de cada ano, as mudanças nas tarifas das praças da freeway, da BR-101 e da BR-386 ocorrerão sempre em agosto. A alteração ocorre, segundo a autarquia, para que seja possível padronizar as datas de revisão ordinária e reajuste das tarifas de pedágio.
Essas mudanças já vêm ocorrendo em outros contratos de concessão de rodovias. Segundo a ANTT, a alteração não resultará em dois reajustes em um mesmo ano. O próximo reequilíbrio financeiro, então, irá ocorrer daqui a 10 meses.
Caiu em 2024
Em fevereiro, a tarifa reduziu 5,1%. Essa redução se deve a alguns fatores.
O principal deles está relacionado ao fim das compensações, aprovadas pela ANTT, por causa da pandemia. Em 2023, a tarifa subiu 11,53%. O reajuste veio quase o dobro da inflação oficial do País - IPCA fechou em 5,79% no ano anterior.
Outro fator que puxou para baixo o valor do pedágio em 2024 foi o não cumprimento de obrigações contratuais. Uma delas é relacionado à duplicação da BR-386 entre Marques de Souza e Lajeado. A obra, de 20 quilômetros, começou em julho de 2021 e deveria ter sido concluída em até dois anos.