Prestes a completar 50 dias de obras – em 1º de setembro –, a reforma do aeroporto Salgado Filho vai ganhando forma. Nesta quinta-feira (29), a Fraport abriu as portas para que a imprensa pudesse acompanhar o avanço dos trabalhos.
No planejamento traçado pela empresa, as obras deveriam estar 61% concluídas, mas o percentual já atingiu 63%. Apesar do avanço, a margem é considerada pequena perante o desafio que vem pela frente.
Dessa forma, a Fraport não cogita antecipar datas para a operação de voos no aeroporto Salgado Filho. Porém, a hipótese não é descartada. Tudo irá depende de setembro.
— Tivemos a preocupação em definir a data para que não fosse dado um prazo muito apertado que a gente não pudesse cumprir. A gente não vê a hora para poder voltar — informa o diretor de operações da Fraport, Fabricio Cardoso.
Historicamente, o mês é chuvoso no Rio Grande do Sul. Quando montou o cronograma, a Fraport já previu essa condição quando estipulou que os voos seriam retomados a partir de 21 de outubro.
Porém, se ocorrer uma sequência de dias chuvosos acima da média histórica, como ocorreu no ano passado, esse prazo um pouco mais folgado pode virar. Mas os prognósticos indicam que o período de chuva será menor. Se a tendência for confirmada, e os trabalhos de recuperação do aeroporto forem mantidos, há possibilidade da antecipação de datas ser discutida entre o governo federal, companhias aéreas, Aeronáutica e Fraport.
— Se a pluviometria ajudar, será algo a ser considerado — comenta o diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport, Cássio Gonçalves.
As obras
O andar térreo do terminal de passageiros segue fechado para obras. O avanço maior das intervenções é identificado na parte do terminal que será liberada para uso a partir de 21 de outubro, para recebimento dos voos domésticos.
Funcionários fazem a limpeza do piso, troca de divisórias e mobiliário. Porém, ainda é possível identificar marcas da enchente e móveis que não poderão ser recuperados. Este cenário é mais comum na outra parte do imóvel, que só será aberta para uso a partir de 16 de dezembro, com a retomada dos voos internacionais.
Esteiras de bagagens passaram por desmontagem e algumas já estão sendo testadas. Equipamentos de Raio-X foram adquiridos no Exterior e a chegada do maquinário é aguardada para antes da reabertura.
Na pista
As duas extremidades da pista apresentam cenários distintos. A cabeceira 29, localizada no lado leste do aeroporto recebe novas camadas de pavimento em um trecho de 1,4km. Nela que aviões farão pousos e decolagens.
Do lado da cabeceira 11, mais perto da BR-116, os trabalhos ocorrem numa etapa anterior. Em torno de 45 centímetros de asfalto antigo foram removidos. Em breve, a região que também tem 1,4km de extensão ganhará asfalto.
A recuperação da pista necessitará de 150 mil toneladas de asfalto. Uma usina para produção do material foi instalada dentro do aeroporto para agilizar as aplicações.