Para não fechar as portas, uma ferragem na zona sul de Porto Alegre, localizada na Avenida Coronel Marcos, decidiu dar desconto. Quem compra na loja, e paga à vista, no débito ou no pix, gasta 10% menos pelo produto adquirido.
Uma faixa colocada em frente à ferragem Juka Batista chama a atenção dos clientes. Ela foi colocada no local há três semanas.
Segundo um dos três sócios do estabelecimento, Jorge Ricardo Balestrin, de 44 anos, as vendas caíram 40% desde que o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou o conserto de uma rede de esgoto em frente à loja.
Durante cinco dias, a avenida chegou a ficar totalmente bloqueada no sentido bairro-centro. Quando isso ocorreu, o faturamento na loja caiu 80%.
Desde que o desconto passou a ser dado, o comerciante identificou um aumento de 15% nas vendas. Enquanto a obra durar, os proprietários informam que vão abrir mão do lucro, pois precisam garantir a sobrevivência da ferragem, que foi aberta em 1998.
- Tivemos que tomar uma atitude. Nós três conversamos e tínhamos que impactar nosso cliente de alguma maneira, não criticando muito, mas defendendo a nossa empresa. A gente não quer polêmica, mas a gente tem que defender o que é nosso. A faixa não está criticando ninguém. Pensamos no desconto para conseguir manter nossa operação - informa Balestrin.
A obra começou em 21 de fevereiro. E, pela previsão do departamento, o desconto será aplicado pela loja por um bom tempo. A conclusão do reparo só deverá ocorrer em setembro.
O problema no local é recorrente. O asfalto afunda com frequência, mesmo após reparos feitos. Uma chapa de aço foi colocada na via em novembro para evitar o surgimento de novos buracos. O comerciante reclama que a obra poderia ter sido realizada no período de férias, quando o movimento no trânsito é menor.
A obra
Ao todo, 700 metros de rede de esgoto sanitário estão sendo trocados. A obra foi dividida em 10 trechos, para minimizar o impacto no trânsito. Mesmo assim há interrupção parcial na via.