Desde 16 janeiro, as chegadas e partidas de aeronaves no aeroporto Salgado Filho ocorrem sem a utilização do equipamento chamado de ILS-CAT II. Uma peça do sistema que monitora os voos do terminal foi avariada após o temporal que atingiu a cidade e ainda não foi substituída.
Até 5 de março, os aviões pousavam e decolavam com o auxílio do ILS-CAT I, que não tem tanta eficácia em dias de nevoeiro, por exemplo. Porém, desde a semana passada, o sistema não está em funcionamento.
Segundo a Fraport - administradora do aeroporto -, uma vistoria realizada pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), ocorrida em fevereiro, identificou o dano causado em placas do chamado Localizer/DME. Estas placas são essenciais para o funcionamento do sistema.
Ainda de acordo com a Fraport, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) já está realizando a montagem de um novo equipamento. A conclusão é prevista para 15 de abril. Depois de reinstalado, o sistema ainda precisará passar por homologação pela aeronáutica. Nessa ocasião, um avião fica fazendo voos constantes no entorno do aeroporto ao longo de algus dias, a fim de validar o funcionamento pleno do equipamento.
"Esclarecemos que estes equipamentos que compõe o sistema ILS são de propriedade e responsabilidade da Aeronáutica. Assim, a Fraport Brasil não tem e nem possui autorização e autonomia para realizar intervenções nestes. No entanto a Fraport está prestando todo o apoio possível as equipes do DECEA para que a troca seja realizada de forma rápida e segura", informa a administradora do aeroporto Salgado Filho.
Por meio da Aeronáutica, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) informa que o ILS CAT-I ficou em funcionamento a partir de fevereiro. O motivo da recategorização, porém, ocorreu em razão de uma obra na pista do aeroporto, que recebeu novo asfalto.
"Cabe esclarecer que, para tal serviço, as luzes de eixo de pista, que são necessárias para a operação Categoria II, foram retiradas pela administradora do aeroporto", diz o comunicado enviado pela Aeronáutica para a coluna.
A substituição do chamado localizador/DME está sendo providenciada, com previsão de restabelecimento até 24 de maio. Neste período já é comum Porto Alegre registrar dias com neblina, o que pode acarretar transtornos para os passageiros que usam o terminal, principalmente pela manhã.
A Aeronática esclarece que, além do ILS CAT I, as aeronaves que operam no Aeroporto Salgado Filho poderão utilizar outros dois procedimentos de aproximação por instrumentos para a pista 11, balizados por satélite por antenas.
Como funcionam os CATs
Chamado de ILS, categoria II - do inglês Instrument Landing System -, o equipamento se comunica com os aviões e permite operação mesmo em condições adversas. O sistema funciona por frequência de rádio e auxilia o piloto a centralizar a aeronave em relação à pista. Quando a cerração é fraca o ILS CAT I pode ser usado. Ele auxilia o piloto a chegar a 60 metros de altura quando este tem uma visibilidade de 800 metros. Se a visibilidade é menor, entra em ação o ILS CAT II, que opera em circunstâncias piores: quando o avião está a 30 metros do solo com apenas 400 metros de visibilidade à frente.