Em menos de quatro meses, o contrato dos controladores de velocidade das rodovias federais do Rio Grande do Sul chega ao fim. Ele foi assinado em 2018 e tinha duração até 2023, mas foi prorrogado.
E o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) corre contra o tempo para concluir a nova contratação, que irá garantir que a fiscalização prossiga. A licitação foi aberta em novembro do ano passado.
Nesta terça-feira (6), depois de contestações feitas por empresas concorrentes, a autarquia confirmou que a Fotosensores Tecnologia Eletrônica foi considerada a vencedora. O próximo passo será a assinatura de contrato.
Os pardais e lombadas eletrônicas que estão instalados no Rio Grande do Sul desde 2018 já são da própria companhia. Isso deverá facilitar que as rodovias federais não fiquem sem monitoramento durante esse período de troca de contrato.
A empresa aceitou receber R$ 47,84 milhões por cinco anos de contrato. Treze rodovias federais, que são de competência do Dnit, receberão os equipamentos.
Ao todo, 348 faixas de tráfego serão monitoradas. Isso irá representar um aumento de 30% na comparação com o contrato atual, que previa fiscalização em 267 faixas de tráfego.
Rodovias que receberão controladores:
- BR-116
- BR-153
- BR-158
- BR-285
- BR-287
- BR-290
- BR-293
- BR-386
- BR-392
- BR-468
- BR-470
- BR-471
- BR-472