A cidade de Porto Alegre vai ganhar um memorial às vítimas da covid-19. A lei foi sancionada pelo prefeito Sebastião Melo e publicada no Diário Oficial de segunda-feira (11).
A homenagem vai trazer o nome de todas as pessoas que morreram na Capital, vítimas do vírus. Ela será instalada em uma área pública do município.
A localização do memorial ainda não está definida. Sua construção será financiada por doações de pessoas físicas e jurídicas. A lei não estipula o montante a ser angariado.
A escolha do local será feita por meio de audiência pública, a ser realizada em até 90 dias, com familiares das vítimas e representantes da prefeitura.
Quando o projeto de lei foi apresentado, em abril de 2021, Porto Alegre tinha 4.179 vítimas da doença. Dados atualizados do painel Coronavírus RS, do governo do Estado, trazem 6,751 mortes na Capital.
Monumento
Outra lei, promulgada em 2020, autorizou a construção de um monumento para homenagear trabalhadores, de vários setores, que são importantes para o combate ao coronavírus. O tipo de material em que deve ser confeccionada a obra não foi definido. O local onde a escultura será instalada deverá ser escolhido pela prefeitura. Os recursos necessários para a construção do monumento serão angariados junto à sociedade civil.