Os passageiros do transporte de ônibus entre cidades, de três regiões do Rio Grande do Sul, vão pagar mais caro pela passagem. Na terça-feira (6), a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) homologou um novo reajuste .
Foi aprovado um aumento de 9,99% na tarifa. Ele valerá para viagens intermunicipais do Litoral Norte, Litoral Sul e Região Metropolitana da Serra.
Antes do reajuste passar a valer, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) deve encaminhar à Agergs as tabelas com o cálculo das tarifas praticadas por linha. Somente após a nova homologação, a tarifa atualizada passará a valer, a partir da data estipulada.
São 38 municípios envolvidos, sendo 13 da Serra, 20 do Litoral Norte e cinco do Sul. No Litoral Norte, quem presta serviço intermunicipal são Serra Mar, Citral, Lilico, Palmares, São José, São Marcos, Torrescar, Unesul e Transflor.
No Sul, as tarifas das empresas Unesul, Expresso Palmares, Torrescar, Expresso São Marcos, Expresso São José e Transflor serão impactadas. Na Serra, as passagens das empresas Bento Gonçalves, Expresso Caxiense, Monte Belo, Ozelame, Santo Antonio e Expresso São Marcos sofrerão alteração. A exceção envolve a Danytur, que recebeu autorização para reajustar a passagem em 24,05%.
Região Metropolitana da Serra Gaúcha:
Antônio Prado
Bento Gonçalves
Carlos Barbosa
Caxias do Sul
Farroupilha
Flores da Cunha
Garibaldi
Ipê
Monte Belo do Sul
Nova Pádua
Pinto Bandeira
Santa Tereza
São Marcos
Aglomeração Urbana do Litoral Norte:
Arroio do Sal
Balneário Pinhal
Capão da Canoa
Capivari
Caraá
Cidreira
Dom Pedro de Alcântara
Imbé
Itati
Mampituba
Maquine
Morrinhos do Sul
Osório
Palmares do Sul
Terra de Areia
Torres
Tramandaí
Três Cachoeiras
Três Forquilhas
Xangri-lá
Aglomeração Urbana Sul:
Arroio do Padre
Capão do Leão
Pelotas
Rio Grande
São José do Norte