As paredes do muro da Mauá, em breve, vão ganhar novas imagens. Ou melhor, rostos.
Fotografias de pessoas serão estampados no projeto batizado de Persona - Gente do Muro. O trabalho está sendo feito pela artista visual gaúcha Raquel Brust.
Pessoas que fazem parte da memória afetiva de Porto Alegre estão sendo escolhidas. A ideia é convidar personagens que se tornaram uma espécie de símbolo da capital gaúcha, seja pela forma como atuam na cidade ou pelo seu carisma.
A ideia é inspirada no projeto Giganto, idealizado por Raquel, que ganhou vida em 2009, em São Paulo. Na capital paulista, a arquitetura da cidade foi usada como suporte para fotografias em grandes dimensões.
Sob responsabilidade do consórcio formado pelas empresas de OOH* Sinergy e HMídia, a equipe de curadoria do Novo Muro da Mauá, desenvolveu a adaptação para o formato horizontal e também levantou nomes que representam o povo porto-alegrense, que estão sendo convidados.
- Venho desenvolvendo o Projeto Giganto em São Paulo desde 2009 e é a primeira vez que tenho a felicidade de realizá-lo em solo gaúcho, onde nasci. Normalmente utilizo a técnica de colagem conhecida como lambe lambe e as impressões são em papel. No Muro da Mauá vou utilizar as fotos impressas em lona, mas o processo criativo segue o mesmo. Creio que a instalação nos ajudará a refletir sobre como a cidade é feita por pessoas e como cada realização individual pode afetar o todo - explica Raquel.
O trabalho foi destaque no Festival Internacional PHotoEspaña, em 2014. Seu processo criativo para execução do trabalho foi protagonista da série “Hack The City” (2018), no canal National Geographic — vencedora do Emmy Awards, em 2019, na categoria Short-Form Series.
Revitalização do Muro
Dentro do projeto de adoção do espaço, a cada quatro meses a temática é alterada. Na primeira etapa, o muro trouxe curiosidades e registros históricos sobre a fundação do "porto dos casais".
Depois foi a vez de reproduzir imagens em alusão aos 250 anos da cidade. Na última mudança, o espaço foi destinado para pintura de obras dentro da programação da 13a Bienal do Mercosul.
A revitalização do Muro da Mauá é uma solução provisória à estrutura: o edital de concessão que o governo do Estado lançou para o Cais Mauá inclui a demolição da estrutura de concreto.