O espaço aéreo de Porto Alegre tem chamado a atenção de pilotos, comissários de bordo nos últimos dias. Luzes misteriosas foram identificadas em duas ocasiões, na sexta-feira (4) e no sábado (5).
Pelo relato de pilotos de diferentes voos, luzes intermitentes foram identificadas mais ao sul da Capital. Em uma das conversas, o comandante de uma aeronave diz que identificou três cores girando em espiral desde a cidade mineira de Confins até Porto Alegre.
A coluna buscou a Fraport para saber se algo havia sido identificado, e se alguma providência foi tomada. A administradora do aeroporto da capital gaúcha informou que "não recebeu relatos/registros sobre esses fatos".
A Aeronáutica - responsável pelo controle do espaço aéreo também foi procurada. E foi taxativa na resposta.
"Na sexta-feira (4/11) e no sábado (5/11), o controle do espaço aéreo ocorreu dentro da normalidade, não havendo registro de ocorrência aeronáutica no Estado do Rio Grande do Sul. Nenhum objeto desconhecido foi identificado pelos radares de defesa aérea", informou a nota enviada pelo centro de comunicação social da Aeronáutica.
O Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, no Vale do Paranhana, acompanha os fenômenos no céu. O professor Carlos Jung encontrou algo estranho após investigar as imagens registradas em seus equipamentos de observação astronômica.
Ainda não há confirmação do que pode estar pairando na região sul do Brasil. Pelo sim ou pelo não, a curiosidade permanecerá aguçada nas próximas semanas.