Pouco mais de um mês após ser inaugurado, o trecho esportivo da orla do Guaíba tem chamado a atenção positivamente. A presença de frequentadores tem sido percebida inclusive durante a noite.
Um dos motivos é a iluminação pública. A potência dos refletores no trecho de 1,6km, da foz do Arroio Dilúvio até o Parque Gigante chama a atenção.
Dois anos e cinco meses atrás, quando foi aberto o primeiro trecho revitalizado da Orla, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, as lâmpadas dos novos postes também chamaram a atenção. Porém, elas hoje parecem bem menos potentes.
Procurado, o consórcio Gam3 Parks, responsável pela conservação do trecho 1 da Orla, informou que o projeto de iluminação não está no rol das suas atribuições. Esse trabalho é de competência do consórcio IP Sul, que cuida da troca de lâmpadas dos postes da Capital.
Mas há um motivo para haver essa diferença entre os dois trechos. O diretor executivo da IP Sul, Guido Oliveira, destaca o motivo.
- A Orla 1 em si já é um projeto recente, com iluminação bem eficiente. A Orla 3 está acima dos valores normativos de iluminação, mas até se justifica em parte pela prática de esportes no local, principalmente quando se fala de skate, patins e bike. A orla 1, voltada para convívio social em bares e um passeio mais tranquilo, demanda realmente menor fluxo luminoso, proporcionando um ambiente mais calmo. São os efeitos da luz, que muitas vezes não percebemos, mas existem - comenta Oliveira.
Apesar de não estar previsto reforço nas luminárias, a região será melhor iluminada. Isso ocorrerá quando a Avenida Edvaldo Pereira Paiva tiver as lâmpadas dos seus postes trocadas.
- Ainda sobre a Orla 1, quando for realizada a modernização da avenida Edvaldo Pereira Paiva, prevista para o meio do ano que vem, devemos ter uma impressão melhor do local. Ficará com certeza mais iluminada, e com melhor reprodução de cores.
O comandante da Guarda, Marcelo Nascimento, acredita que a diferença de iluminação nos dois trechos não seja responsável pelo maior número de ocorrências na região da orla mais próxima da Usina do Gasômetro. O trecho 1 já teve relatos de algazarras, acúmulo de lixo e furto em um dos bares.
- As diferenças de ocorrências entre os dois trechos, creditamos em primeiro lugar a recente inauguração do trecho 3, ou seja, este último é muito recente ainda para termos um comparativo justo, e em segundo lugar, a proposta de utilização dos dois trechos são diferentes, enquanto que o trecho 3 é voltado a prática de esportes, o trecho 1 é justamente incentivador da utilização contemplativa, ou seja o usuário fica mais tempo parado no local, o que faz com que grupos fiquem mais tempo, aumentando na mesma proporção as chances de danos ou depredação - destaca Nascimento.
Sobre a iluminação maior no trecho 3, que conta com 29 quadras esportivas, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informa que foram instalados 493 postes e 1.063 luminárias em 1,6 km. O investimento foi de R$ 6,2 milhões.
- A iluminação do trecho 3 da Orla foi inteiramente pensada para utilização em tempo integral do parque, sobretudo pelo uso das 29 quadras esportivas - destaca o secretário Pablo Mendes Ribeiro.