Sophia tem cinco anos. Ela sempre pede ao pai - Jerri Castro - para brincar naquela pracinha que tem sombra, que fica pertinho de casa. De todos os brinquedos ali dispostos, o preferido é o balanço vai e vem. Apesar do estado precário do local, ela se diverte.
- Minha filha adora ir lá, pois tem muita sombra - revela o pai, incomodado com a conservação do local.
O espaço de diversão está localizado no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre - mais precisamente nos fundos do núcleo 9, próximo da Avenida Adelino Ferreira Jardim. A pracinha só é percebida por quem caminha entre as calçadas estreitas do local. Não há acesso de carro até ela. Ao chegar ao terreno, o cenário mais parece um terreno abandonado. Aliás, assim ele está.
A pracinha tem nome, apesar de nada nela informar isso. Em 2004, a praça foi denominada Valderez de Castilho Pedro. O ex-vereador João Bosco Vaz fez uma homenagem ao antigo jogador do Grêmio da década de 1970. Após encerrar a carreira, Valderez foi líder comunitário no bairro. Morreu pouco antes de receber a distinção.
Se bem que, do jeito que a praça se encontra, Valderez não está sendo homenageado neste momento. Está sendo esquecido.
Madeiras podres. Brinquedos quebrados, mato alto, são evidentes. Dos quatro balanços para crianças pequenas, dois não existem mais.
A responsabilidade de conservação do espaço é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Questionei quando foi a última vez que a praça recebeu alguma intervenção. O levantamento disponível teve início em 2017. Desde então, não há informação de que a prefeitura tenha passado por lá.
O pai da Sophia mora no local há 15 anos. Diz nunca ter visto alguma intervenção da prefeitura na pracinha. Jerri Castro comenta, inclusive, que a grama é cortada pelos próprios moradores.
A secretaria informa que, em 2021, revitalizou 86 praças até agora, com intenção de chegar a 100 até o fim do ano. Porto Alegre tem 684 praças cadastradas espalhadas em todos as regiões da cidade.
A secretaria diz que irá verificar a possibilidade de inclusão da praça Valderez de Castilhos Pedro "na programação para o próximo ano, conforme as condições financeiras". Enquanto isso, a Sophia vai continuar brincando no seu balanço vai e vem.