Os usuários da BR-116 e da BR-392 já começaram a identificar uma nova campanha que está sendo divulgada pela Ecosul - empresa responsável pela conservação das duas rodovias na Zona Sul. A ação é voltada ao combate ao assédio nas praças de pedágio e bases operacionais, além de sede da empresa.
A campanha “Assédio, Pare!” foi criada após uma pesquisa realizada com as funcionárias da Ecosul. Atualmente 49,83% do quadro de empregados da concessionária é formado por mulheres, e a grande maioria atua na linha de frente operacional.
O assunto surgiu depois que a empresa propôs discutir temas que pudessem estabelecer igualdade de oportunidades. Na lista surgiram sugestões como novas oportunidades na carreira, mudanças nos modelos de uniformes, ampliação de quadros de lideranças femininas, entre outros. Até que um item se destacou e chamou a atenção do diretor superintendente da concessionária, Fabiano Medeiros: o assédio.
- Nesse diálogo aberto compreendemos que este assunto não poderia ficar restrito e nos propusemos a avançar e criamos esta campanha interna e externa de combate à prática do assédio, em todas as suas modalidades -, observa Fabiano.
No processo de formação da campanha foi criada uma cartilha e preparado um cronograma de ações. Segundo a coordenadora de sistema rodoviário, Liliane Ferrari, é nas cabines das praças de pedágio que mais acontecem os casos de atitudes de constrangimento.
- Ouvimos muitos relatos, dos mais diversos, com ou sem conotação sexual, e fica claro que sempre deixam marcas psicológicas profundas -, destaca Liliane.
O material da campanha está sendo distribuído nas cinco praças de pedágio e postos de serviço de Atendimento ao Usuário. Também serão distribuídos panfletos e adesivos nas 25 cabines das praças de Capão Seco e Glória, na BR-392; e Retiro, Cristal e Pavão, na BR-116.
Os casos podem ser denunciados para a Polícia Civil pelo número (51) 98444.0606. A denúncia é totalmente anônima.