Ao que parece, a Trensurb conseguiu estancar uma farra da criminalidade. Em 2021, os ladrões atacaram as linhas do trem em 66 oportunidades, contra 20 em igual período do ano passado.
Somente de agosto a outubro, foram 4 mil metros de cabos furtados. Isso representa um prejuízo estimado em R$ 770 mil ao longo desses três meses, considerando-se os custos de material e mão de obra.
Porém, desde 28 de agosto, a empresa não tem mais registrado ocorrências desta natureza. Com a reposição dos cabos e o restabelecimento da sinalização, os trens já estão aptos a circular com velocidade normal pela via.
O local onde ficam os cabos de interesse dos ladrões foi concretado e chumbado. Essa proteção ocorreu em um trecho de três quilômetros, na região da estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo, onde as ações dos bandidos estiveram mais concentradas.
- Os furtos de cabos geram sérios transtornos operacionais como atrasos e perdas de viagens, gerando impactos significativos ao usuário -, afirma o diretor de Operações da Trensurb, Luis Eduardo Fidell.
Na quinta-feira (4), a Polícia Federal deflagrou ação contra o furto de cabos de energia da Trensurb. Os alvos da operação foram pontos comerciais identificados como receptadores do material furtado. Foram apreendidos 23kg de cobre, material presente em cabos de energia.
Os cabos acionam a sinalização, que garante a segurança no metrô, impedindo que os trens se aproximem uns dos outros e que ultrapassem a velocidade máxima de cada trecho. Quando os criminosos cortam os fios, a Trensurb precisa determinar a redução da velocidade nos trechos afetados a fim de manter a segurança dos usuários.
Somente no fim do mês passado, a Trensurb conseguiu concluir o restabelecimento da sinalização de via no trecho entre as estações Unisinos e Santo Afonso, alvo de frequentes furtos de cabos nos últimos meses.
- Exigiu muito esforço, dedicação e comprometimento de toda equipe envolvida”, afirma um dos coordenadores da atividade, o técnico em eletrônica Júlio César Castro, do Setor de Sinalização (Sesin) da Trensurb.