Dois anos depois de iniciada, a prefeitura de Porto Alegre está concluindo a remoção das famílias da Vila Nazaré. A última delas está deixando o local às 14h desta segunda-feira (12).
Ao todo, 1,3 mil casas foram removidas. Os moradores foram transferidos para dois novos condomínios na Capital.
A partir da desocupação, a Fraport já traçou o cronograma de retomada da ampliação em mais 920 metros da pista do aeroporto. As obras estão paradas desde o fim de abril.
O consórcio HTBM - responsável pelas obras no terminal - será novamente chamado. Porém, os trabalhos não começarão imediatamente. A retomada irá ocorrer em outubro, após o período de inverno e chuvas. Ainda restam aproximadamente seis meses para que a obra da ampliação da pista seja considerada concluída.
Contratualmente, os trabalhos deveriam ser finalizados em dezembro de 2021. Porém, por causa da demora da prefeitura na remoção das famílias, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) autorizou a prorrogação dos trabalhos para agosto de 2022.
A ampliação da pista é a última obrigação contratual referente à obras que a Fraport tem com a Anac. Vencedora do leilão realizado em março de 2017, a empresa deverá operar na Capital até 2043, com possibilidade de prorrogação de contrato por mais cinco.