Está completando dois meses desde que o consórcio GAM 3 Parks assinou contrato com a prefeitura de Porto Alegre. Caberá a ele fazer a administração do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e do trecho já revitalizado da orla do Guaíba pelos próximos 35 anos.
Porém, para poder assumir a gestão dos dois espaços de lazer, alguns ritos ainda não foram concluídos. E os prazos, inclusive, foram ampliados.
De acordo com o edital, o prazo para apresentação do plano de operação deveria ser entregue até hoje. Mas essa data foi ampliada por mais 15 dias.
Antes de assumir a administração do parque, as secretarias municipais da Cultura e do Meio Ambiente precisam aprovar o plano. Também é preciso assinar os contratos dos permissionários dos bares da orla.
Além disso, enquanto houver restrições sanitárias, o consórcio não pode realizar atividades para arrecadar recursos.
Apesar das imposições, a Secretaria da Cultura e o consórcio já tratam do formato que tradicional Acampamento Farroupilha deverá ter em 2021.
Em 2020, as atividades foram direcionadas para o formato on line. O modelo deve ser repetido, mas com algumas novidades.
De acordo com o coordenador de música da secretaria, Elton Saldanha, um formato híbrido e reservado está sendo planejado. Os artistas se apresentariam no acampamento. As manifestações culturais serão transmitidas pela internet.
Os grupos que auxiliam na organização do evento também ganharão permissão para usar o parque no período. Se os protocolos da saúde evoluírem, o acampamento deverá ganhar mais abertura, mas de forma gradual.
O consórcio já manifestou intenção também de propor a remoção do Laçador, do atual sítio em frente ao aeroporto para dentro do parque. A Secretaria da Cultura informa que não houve qualquer pedido neste sentido. Se ocorrer, a solicitação será analisada. Porém, o secretário Gunter Axt informou que, na sua avaliação, o monumento deve ficar onde está.
Investimentos previstos
Serão investidos pelo concessionário R$ 281,1 milhões ao longo dos 35 anos de contrato. Do total, R$ 31 milhões serão destinados para a realização de melhorias no Parque Harmonia.
A parceria inclui a realização anual do Acampamento Farroupilha e o ingresso de R$ 201 mil nos cofres públicos, além de 1,5% do faturamento anual obtido pela concessionária com a exploração dos dois espaços. Na orla do Guaíba estão inclusos os gastos operacionais, de conserto de equipamentos e manutenção em geral. Nessa área, o investidor também poderá lucrar com eventos de menor porte, além do aluguel dos quatro bares e do restaurante e espaços de publicidade.