Uma solução temporária sobre o bloqueio parcial na BR-386, no Vale do Taquari, pode vir do Exército. Na quarta-feira (17), o 4° Grupamento de Engenharia, do Comando Militar do Sul, realizou uma vistoria na ponte sobre o Arroio Boa Vista e também em pontes de estradas usadas por caminhoneiros dentro da cidade de Estrela.
Os levantamentos e necessidades foram repassados ao comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf. Neste momento, a vistoria faz parte de um reconhecimento da região para saber se haverá necessidade de apoio do Exército, como a instalação de uma ponte provisória até o conserto definitivo no quilômetro 350 da BR-386.
O contato foi feito com a prefeitura de Estrela, que está preocupada com o grande número de caminhões que está passando pela região, que não foi preparada para receber esse tipo de tráfego.
Segundo a administração municipal, a ponte de madeira e ferro que liga o Bairro Boa União à Linha São José, recentemente reformada, apresentou sinais de desgaste. Projetada para receber um veículo por vez, e apenas leves, tinha nos horários de maior pico até quatro carros em seu vão e passagem de até 7,5 mil veículos/dia, número muito superior ao qual foi projetada.
Já a ponte de madeira, também localizada na Linha São José – no trecho que liga a RS-129 à Rota do Sol (RS-453) pela Tangará – teve parte de suas laterais arrancadas por um caminhão mais largo do que a estrutura, sendo que a passagem de veículos pesados não era permitida.
- Estas vias de nosso município não foram projetadas para receber movimento tão intenso -, destaca o secretário municipal de Infraestrutura Urbana do município, Edson Diehl.
Já CCR ViaSul informa que não foi procurada pelo Comando Militar do Sul para tratar do assunto. Enquanto isso, a concessionária trabalha na obtenção de laudos e confecção de projeto para iniciar, em breve, a recuperação do lado da travessia que está interditado. O valor que precisará investido ainda não é conhecido.
No sábado passado (13), um caminhão de combustível tombou no sentido Porto Alegre-Interior. O motorista do veículo, Andersom Barbosa da Silva, 36 anos, morreu no local. O tráfego de carros, vans, camionetes e motos foi liberado na terça-feira (16) no lado da ponte que não sofreu danos e ocorre, em pista simples, em ambos sentidos.