A tinta azul está colorindo mais três avenidas de Porto Alegre. Nas próximas semanas, dois novos corredores específicos para ônibus serão liberados para uso pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O primeiro deles já está em fase adiantada. A Avenida Azenha está sendo demarcada em 750 metros, da praça Piratini até os cruzamentos da praça Princesa Isabel. Serão beneficiadas 49 linhas de ônibus e lotação nos eixos das avenidas Bento Gonçalves, Azenha e Oscar Pereira.
O corredor especial para o transporte público deverá ser liberado em novembro. Porém, se o tempo seco permitir, a operação poderá ser antecipada para outubro.
A faixa exclusiva poderá ser usada somente pelos coletivos, seletivos ou táxis no horário das 6h às 9h e das 16h às 20h, de segunda à sexta-feira. Fora do horário de pico, ela poderá ser usada pelos demais veículos.
A outra faixa azul está sendo implantada entre a Rua 24 de Outubro e a Avenida Plínio Brasil Milano, num trecho de 2,4 quilômetros entre a Rua Carlos Von Koseritz e a praça Júlio de Castilhos. Ela deverá ser liberada para tráfego até dezembro.
Ao todo, 17 linhas urbanas serão beneficiadas com este corredor prioritário. Haverá também ciclovia de 1,4 quilômetro e redesenho da pintura de faixas de tráfego em todo o percurso.
Porto Alegre tem atualmente 32,6 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Somente em 2020 foram implantados na Capital 13,8 quilômetros delas, nas ruas Silva Só, Siqueira Campos e Eng. Luiz Englert; e nas avenidas Ipiranga, Mauá, João Goulart, Loureiro da Silva, Paulo Gama; e no Túnel Conceição, no sentido Centro - Bairro. A ação é uma medida que tenta deixar mais atrativo e competitivo o transporte coletivo.
De acordo com dados da EPTC, a implantação do corredor específico para ônibus no Túnel da Conceição, por exemplo, ocasionou ganho de 4 minutos nas viagens. Na região da Rodoviária, foram 3,5 minutos. E na Independência chegou a três minutos.