Os ônibus de Porto Alegre contam com uma nova tecnologia em tempos de coronavírus. A biometria facial agora está identificando passageiros que usam máscara.
O sistema precisou ser alterados para permitir o reconhecimento. O investimento foi feito pelas empresas do transporte público da Capital.
- Como a máscara é e deverá continuar sendo item obrigatório no nosso cotidiano, entendemos que é importante estarmos preparados para essa nova realidade -, destaca a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Tula Vardaramatos.
A biometria facial é uma tecnologia que compara a foto do cadastro do usuário com a foto tirada no momento em que ele passa a roleta. A ferramenta é utilizada exclusivamente para passageiros isentos ou estudantes, que têm 50% de desconto na passagem.
O objetivo é evitar que o uso do desconto ocorra de forma indevida. Com essa atualização o cobrador não precisará mais fazer a conferência de forma manual.
- Em uma análise preliminar, verificamos que os resultados têm sido positivos e que houve uma melhora na taxa de precisão de cada avaliação, semelhante a que tínhamos antes da pandemia, quando não ocorria o uso de máscara -, esclarece explica o engenheiro de transporte da ATP, Antônio Augusto Lovatto.
A biometria facial nos ônibus de Porto Alegre está em funcionamento desde 2017. Ela auxilia que as isenções sejam usadas por quem tem direito.