A cada dia que passa, a duplicação da BR-116 se aproxima mais do fim. O caminho ainda requer atenção. A falta de recursos é o principal obstáculo. Mas o governo federal vem destacando que tem a obra como prioritária, o que indica um bom futuro para a sua conclusão.
O avanço das obras já ocasionou as primeiras entregas de trechos duplicados. Dos 211 quilômetros, entre Guaíba e Pelotas, a rodovia já tem 92,4 quilômetros liberados. Já foram seis trechos entregues desde agosto de 2019. A quantidade representa 43,79% do trecho já pronto para uso nas cidades de Barra do Ribeiro, Camaquã, Cristal, Pelotas, São Lourenço do Sul, Tapes e Turuçu.
Em breve, mais precisamente em dezembro, os primeiros dois dos nove lotes deverão ter seus serviços concluídos. São os lotes três e quatro. Os trabalhos estão praticamente finalizados. Os últimos 11 quilômetros deverão ser entregues em três meses: nove deles estão localizados no lote quatro e outros dois no lote três.
A empresa Trier apresentou a melhor proposta na licitação para concluir os serviços remanescentes na região entre Tapes e Camaquã. A expectativa é que o contrato seja assinado nos próximos dias.
Destes aproximadamente 50 quilômetros dos lotes três e quatro, o único ponto que não será duplicado até o fim de 2020 é o viaduto de Tapes e seu entorno. O projeto precisou ser modificado, foi retirado do contrato anterior e precisará passar por nova licitação.