As rodovias federais do Rio Grande do Sul deverão ficar sob responsabilidade de um general do Exército. A escolha de um novo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi aberta em junho e o resultado será anunciado em agosto.
Dos dez nomes habilitados, nove deles são da autarquia e um é de fora dos quadros. E é justamente esse concorrente externo que tem mais chances de virar o novo superintendente.
Formado em engenharia, ex-diretor da Valec - estatal de ferrovias ligada ao Ministério da Infraestrutura -, comandante da 3a Região Militar do Comando Militar do Sul, o general da reserva Marcio Velloso Guimarães é o nome do Exército. Ele participou das negociações que definiram o Batalhão Ferroviário como o responsável pelas obras de duplicação da BR-116, entre Guaíba e Tapes.
Se a vaga for preenchida pelo oficial, que está na reserva há menos de três meses, o Dnit voltará a ter um superintendente de fora. A última vez que isso ocorreu foi entre 2003 e 2008, quando Marcos Marcos Ledermann, servidor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) chefiou a superintendência.
Outro nome do Exército chegou a ser especulado. General reformado, o gaúcho Geraldo Miotto, de 65 anos, deixou o cargo de líder do Comando Militar do Sul em abril. A coluna o procurou para saber se ele poderia assumir a função. Miotto não confirmou, mas também não negou.
Procurada, a assessoria do Dnit informa que, assim como em várias superintendências regionais, foi aberto processo seletivo para análise técnica de escolha dos candidatos à vaga de superintendente. O atual comandante da autarquia no Estado, engenheiro Delmar Pellegrini Filho, está no cargo desde fevereiro de 2019. Servidor dos quadros do departamento, o servidor não está participando da relação e não quis comentar o processo.
Atualmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, tem no cargo de diretor-geral um integrante das Forças Armadas. É o general Antônio Leite dos Santos Filho.