A revitalização do Largo dos Açorianos passou por uma vistoria da prefeitura de Porto Alegre nos últimos dois dias. Entre segunda (1) e terça-feira (2), técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) constaram a necessidade de ajustes e correções. A obra foi concluída na semana passada.
Será preciso refazer a pintura das cabeceiras da Ponte de Pedra, concluir a instalação do piso que guia pessoas com necessidades especiais, de lixeiras, paralelepípedos, plantio de grama, finalização das instalações elétricas do projeto de iluminação e das bombas de circulação de água, entre outros itens.
"Este tipo problema é comum em entrega de obras. Por isso, é necessária a realização de vistoria", informa a Smams.
Depois que a empresa Elmo Eletromontagens concluir os reparos, e houver aceite por parte da prefeitura, a secretaria emitirá o Termo de Recebimento Provisório da obra. Com o recebimento provisório, a obra passa por fase de testes dos equipamentos.
O projeto do Largo dos Açorianos contempla dois espelhos d’água em níveis distintos, interligados por uma queda d’água que fará, juntamente com os bico de fonte tipo gêiser, a movimentação da água que circulará em um circuito fechado entre os dois espelhos, por meio de bombas hidráulicas. O espaço só será liberado para uso da população depois da verificação de todos estes itens. A prefeitura também está buscando uma empresa que ficará responsável pela conservação do espaço.
A obra começou, em janeiro de 2016. O término dos serviços deveria ocorrer em maio de 2017, mas sofreu seis adiamentos. A obra também ficou R$ 721 mil mais cara, custando atualmente R$ 5,4 milhões. Por causa dos adiamentos, a Smams relata que notificou a empresa em sete oportunidades.