Treze meses se passaram desde que a Fraport assumiu o gerenciamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Rapidamente, os usuários começaram a identificar a mudança visual no terminal e melhorias na iluminação, banheiros e wi-fi. O início das obras de ampliação ocorreu em março do ano passado. Até janeiro de 2019, os trabalhos já estão 44% finalizados.
Uma das primeiras ações adotadas foi a demolição de uma estrutura que começou a ser construída em 2013, deveria ter ficado pronta em maio de 2016, mas só atingiu 19,2% de execução neste período. A Infraero chegou a pagar R$ 33 milhões pelo que foi realizado. Segundo o Consórcio HTBM, composto pelas empresas HTB, TEDESCO e Barbosa Mello, se chegou a pensar em reaproveitar a estrutura, mas o custo da correção seria maior do que se construísse desde o início.
Em dezembro de 2018, ocorreu a primeira entrega das obras no Terminal 1. Foi aberta a nova área de embarque internacional. Com essa mudança, o passageiro sobe ao 3º piso para acessar a área de embarque após realizar o check-in no 2º pavimento.
Na mesma época, foi entregue a uma nova área de taxiamento, o que facilita a movimentação das aeronaves, principalmente as de grande porte, entre os dois terminais.
Para dar seguimento às obras no 3º piso do terminal de passageiros algumas lojas precisarão ser fechadas. Os estabelecimentos McDonald's, Boali, Subway e TropCafé encerrarão as atividades na segunda quinzena de fevereiro.
Até junho, a Fraport prevê inaugurar dois novos ambientes. Os passageiros passarão a realizar o check-in doméstico e internacional em outra área. Ainda no 2º piso, os balcões de check-in estarão localizados na estrutura de ampliação do terminal. Após realizar o check-in, o passageiro de voos domésticos subirá ao 3º piso e, à sua esquerda, se deslocará para a nova área de Embarque.
Atualmente, já é possível visualizar o novo Edifício Garagem, o píer - que será a nova sala de embarque - e a estrutura da ampliação do Terminal - que comportará operações comerciais, de check-in e embarque. Dois mil funcionários atuam 24 horas na execução das obras de expansão do aeroporto.
Pelas projeções da Fraport, a sala de embarque será entregue até junho. O novo edifício garagem ficará pronto no mesmo período.
Com um investimento de R$ 1,8 bilhão, a expectativa da Fraport é poder concluir a expansão do terminal até outubro 2019. A ampliação da pista do aeroporto estará tem prazo de finalização até 29 de dezembro de 2021.