Confundido com um assaltante, um jovem que se feriu durante ataque epilético é algemado por PMs e levado num camburão. Minutos depois, é levado, morto, numa maca até o necrotério de um hospital. Cheio de buracos de tiros. O episódio entrou para a história como o "Caso do Homem Errado" e só veio a público pelas lentes do fotógrafo Ronaldo Bernardi, de Zero Hora, que flagrou os dois momentos: quando o rapaz estava vivo, de olhos arregalados e sem entender o motivo da prisão, e quando seu corpo inerte chegou ao prédio do pronto-socorro.
As fotos de Ronaldo ganharam o país e se tornaram icônicas. Confrontado com o flagrante, o poder público agiu.
Esse é um dos casos que será debatido no 3º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que acontece em Porto Alegre desta quarta-feira (10) até a sexta-feira (12). No evento são realizados debates e palestras sobre episódios notórios que envolvem magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, advogados, promotores, procuradores e outros profissionais de áreas relacionadas ao tema.
O 3º Enam é organizado em colaboração com cinco tribunais sediados no Rio Grande do Sul: Tribunal de Justiça (TJRS), Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Tribunal de Justiça Militar (TJMRS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A programação completa do evento, que recebe sugestões de 97 tribunais de todo o país, pode ser conferida no site da Enam.
Os participantes se deslocarão de um tribunal a outro. Serão abordadas formas de gerenciamento, acesso e difusão da memória do Judiciário e casos práticos de preservação, entre outros. Uma das programações interessantes acontece no TJMRS. Serão abordados, nesta quarta-feira, assaltos cometidos por policiais, casos de julgamentos por subversão, de prevaricação (deixar de cumprir o dever funcional) e até de documentos forjados. Além do já citado Caso do Homem Errado, que levou ao banco dos réus nove PMs. Quer saber o resultado? Acessa o YouTube e os canais do Judiciário nessa plataforma. A transmissão dos debates ocorre ao vivo, basta se credenciar.