Humberto Trezzi

Humberto Trezzi

Repórter especial de ZH e colunista na área de segurança pública. Trabalha há 40 anos com jornalismo e recebeu mais de 70 prêmios, entre eles o Esso de Jornalismo nacional.

Sua Segurança

Bolsonaro e Mourão prometem não voar mais juntos

Cautela recomenda que dirigentes de países ou empresas não corram os risco de voos conjuntos para evitar perda de gestão

Humberto Trezzi

Enviar emailVer perfil

 

Força Aérea Brasileira / Divulgação
Jair Bolsonaro (à frente) e Hamilton Mourão (na porta do avião) voaram juntos para a primeira reunião em Brasília

Na primeira reunião do grupo de transição do futuro governo, ocorrida na terça-feira, chamou a atenção o fato de que o presidente eleito Jair Bolsonaro e o seu vice, general da reserva Hamilton Mourão, voaram juntos até Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O voo conjunto contraria praxe determinada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e adotada nos principais países do mundo. Presidente e vice jamais devem viajar juntos, sob pena de deixar o governo acéfalo, em caso de acidente aéreo.

Isso é regra nos EUA, por exemplo. No dia do atentado às Torres Gêmeas, em setembro de 2001, o então presidente norte-americano, George W. Bush, e seu vice voaram em aviões separados e para regiões separadas do país (e, inclusive, ficaram bom tempo sem pousar, comunicando-se no ar e prevenindo-se de ataques). É uma precaução com fundamento. Em 2010, na Rússia, um acidente aéreo liquidou com a cúpula do governo polonês, matando o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, e todos os seus principais ministros.

E não é apenas nos governos que esse temor existe. Grandes empresas e até bandas de rock evitam que seus líderes viagem juntos. Mick Jagger e Keith Richards, do Rolling Stones, não pegam o mesmo voo sob hipótese alguma. É uma exigência da seguradora da banda, estabelecida em contrato bilionário.

Após a polêmica, o general Mourão anunciou nesta quinta-feira (8) que não voará mais com o presidente no mesmo avião.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sala de Redação

13:00 - 15:00