A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Reconhecida pelo trabalho de assistência técnica e extensão rural no Estado, a Emater agora tem novo presidente. O engenheiro agrônomo e extensionista rural Luciano Schwerz assumiu, nesta terça-feira (10), o cargo ocupado até então pela médica veterinária Mara Saalfeld.
A escolha foi validada durante a Sessão Extraordinária Conjunta dos Conselhos Técnico Administrativo da Emater/RS e da Ascar.
Desde junho, no entanto, a perspectiva de troca na presidência da Emater vinha gerando uma repercussão entre entidades representativas de servidores da instituição. Em um manifesto, o Fórum Permanente das Entidades da Emater fez questionamentos acerca dessa mudança.
Em nota, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, onde a Emater está inserida, justificou a indicação de Schwerz como reflexo "do objetivo da gestão em marcar o protagonismo da entidade, que está à frente da execução das políticas públicas para agricultores e pecuaristas familiares, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais e demais públicos atendidos".
No mesmo texto, a pasta ainda agradeceu Mara Helena Saalfeld "pelo excelente trabalho".
Quem é Luciano Schwerz
Natural de Sarandi, Luciano tem 36 anos e é engenheiro agrônomo e filho de agricultores familiares. Possui mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorado em Fitotecnia pela ESALQ. Com experiência em pesquisa e extensão rural, atua como professor de Agronomia no Centro de Ensino Superior Riograndense desde 2016.