A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
O Ministério da Agricultura descartou, neste domingo (21), novos focos da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul. A confirmação se dá após resultados de amostras suspeitas coletadas no entorno do primeiro caso darem negativo.
Conforme a pasta, as amostras foram coletadas na sexta-feira (19) em três propriedades suspeitas, localizadas na zona de proteção estabelecida pelas equipes de vigilância.
"Os resultados negativos são uma sinalização extremamente positiva sobre a contenção desse evento sanitário, o que é importante para resolução rápida da situação, e reforça a robustez do sistema de defesa agropecuária do Brasil", manifestou o ministério.
Os órgão oficiais mantém as ofensivas contra o espalhamento da doença. Barreiras sanitárias estão sendo montadas no Vale do Taquari para evitar a entrada e a passagem de aves na área do foco.
O setor produtivo comemorou a notícia. Em nota, a Associação Brasileira (ABPA) enfatizou o fato de o registro em Anta Gorda se tratar mesmo de um caso isolado. A entidade disse ainda que trabalha para a recuperação dos mercados comerciais, que foram embargados após o registro da doença no Vale do Taquari. A restrição afeta negócios com 44 países importadores da proteína brasileira.
“A ABPA e a ASGAV continuarão a apoiar a os trabalhos de vigilância e as tratativas lideradas pelo Governo Brasileiro para o restabelecimento do fluxo dos mercados”, diz trecho do comunicado enviado à imprensa.